23.8.08

Prazer de ter amigos.

Amigos Virtuais, num Meio Real

Semana rica em surpresas, pois tive a o prazer de ter em minha casa amigos de outro País, mais propriamente amigos Brasileiros. Um casal de Cearenses e um Pernambucano.

Fábio, um Pernambucano de Caruáru a tirar mestrado na Universidade de Évora que ficou acantonado, cá por casa.

É louco por Florbela Espanca, já correu Seca e Meca, nesta Cidade, tentando encontrar alguma novidade, ainda não desbravada sobre a Poetisa de

Sinto os passos de Dor, essa cadência
Que é já tortura infinda, que é demência!
Que é já vontade doida de gritar!
E é sempre a mesma mágoa, o mesmo tédio,
A mesma angústia funda, sem remédio,
Andando atrás de mim, sem me largar!


Moço culto, simpático e demonstrando grande força de vontade, para atingir os objectivos a que se propôs, todos estamos fazendo grande força, para que assim seja.

A Glaucy e o Alex, simpático casal que nos veio visitar e conhecer Évora.

A simpatia e a beleza de Glaucy ficou demonstrada ao longo dos poucos dias, neste contacto directo que muito sensibilizaram a Rosa e a minha pessoa. um encanto, é uma pérola do seu Ceará.

Alex moço, bastante simpático com uma forma de ver a vida muito própria, tomando o velho conceito de cautelas e caldos de galinha, não fazem mal a ninguém, um dos expoentes da sua filosofia, mostrando ser bastante simpático, e amigo do seu amigo.

Mas vieram para conhecer Évora e estes amigos Alentejanos, que tiveram o prazer de os receber.

Resolve-mos passear sempre a pé , que por aqui ainda é a melhor maneira de circular e de ir de um ponto ao outro. Os dias estiveram quentes, o que ajudou a algum cansaço no calcorrear, nas pedras da calçada, na subida e descida das ladeiras, para aqueles menos dados a caminhar, não se livraram de umas pequenas dores nos calcanhares e gémeos, foi vê-los derreados ao final do dia.

Iniciamos os três dias de visitas ao centro da cidade, subindo a Rua da Lagoa, iniciando a subida, bem junto ao Convento do Calvário.


Chegados à Praça do Geraldo, foi uma de tirar fotos, esta foi na frente da Igreja de S.Antão, com a Fonte Henriquina em Fundo e o Palácio do Banco de Portugal no outro lado da Praça, aqui perdemo-nos pelas arcadas. Subimos a 5 de Outubro e desembocámos no Largo da Sé, mais fotos, e iniciamos mais uma caminhada , mas agora bem pequena pois os restos do Templo a Diana ( Deusa da Caça) estão mesmo ali ao lado.

Paragem obrigatória na visita à Cidade, são um dos poucos restos da civilização Romana, que se encontram visíveis e acessíveis aos visitantes , outros foram encontradas em escavações, claro na Rua Nova também pode encontrar umas colunas por ali erguidas. E na Alcárvova de Cima pode ver restos da Muralha Romana e em recentes escavações, foram encontrados frescos em casas de senhor de posses, desconhece-se a origem da cidade de Évora, mas foi habitada por Judeus, Mouros, Gregos , Fenícios, Cartagineses, Romanos e antes destes claro está pelos Lusitanos.

Na foto ao lado, tirada na base do Templo Romano, Rosa, Carlos e Glaucy, que não desistiu enquanto não satisfiza vontade de tirar uma foto...eu que até sou um pouco avesso em ficar em fotografia... Não perguntem que nem eu sei.

Daqui foi o grupinho ver o Jardim Diana, onde se pode ter uma vista panorâmica da cidade e seguimos , pelas vielas das traseiras da Sé até ás Portas da Moura onde se sucedeu mais um lote de fotografias , onde se inclui , a torre da Casa Cordovil e as torres sineiras da Catedral., fomos descendo passando pelos meninos da Graça, Igreja de S.Francisco e Jardim Público, onde Fabio fez questão de todos fossem fotografados junto do busto de Florbela Espanca.

Demos corda aos patins que já se fazia tarde e contornando as muralhas, nos fomos chegando até casa, para retemperarmos forças para mais dois dias. Pois os dias seguintes estavam reservados, para se verem museus, Igrejas, Conventos, até a celebre Capela dos Ossos esteve incluida no roteiro e esplanadas para se tomar o pulso ao movimento das gentes na cidade.

E assim se chegou a sábado, dia de partida do casalinho de Fortaleza.

No almoço de despedida, uma feijoada, à "Carlos", devidamente regada com um Redondo "Porta da Ravessa", com uma sobremesa muito Brasileira , criação da Glaucy... e se brindou com um Porto Vintage á saúde dos presentes, e à realização dos anseios, dos convivas presentes, com os votos de nos voltármos a encontrar aqui ou além-mar.


Uma última foto, da esquerda para a direita, a minha filha Maria João, Fabio, Glaucy, Rosa e Alex. no momento da partida da "Estrelinha de Fortaleza" e do Alex, que os levou até outro destino.

Cá vos espero novamente, quando assim o desejarem...até lá obrigado pela vossa visita.


Évora!...O teu olhar...o teu perfil...
Tua boca sinuosa, um mês de Abril,
Que o coração no peito me alvoroça!
...Em cada viela o vulto dum fantasma...
E a minh'alma soturna escuta e pasma...
E sente-se passar menina e moça...

Está se formando um novo paradigma para a amizade. Novas formas de contacto humano que vão além do contacto cara a cara. Claro que sempre existiram os que trocavam correspondências, mas nunca tantos ao mesmo tempo e em situações tão diferentes.

Quando estamos nos comunicando pela Internet, seja por e-mails, blogs, programas de mensagem instantânea, sala de bate papo... o meio é virtual, mas não as pessoas com quem estamos nos comunicando.

Portanto, essas amizades que travamos aqui são muito reais. Vocês podem perguntar se não é uma amizade na qual conhecemos da outra pessoa apenas o que ela quer nos mostrar... mas, realmente, o quanto sabemos dos nossos amigos que conhecemos "ao vivo"? quantas vezes não acontece de nos supreendermos com os nossos melhores e mais íntimos amigos?

Sejam felizes

Sem comentários: